A hora e a vez da Realidade Virtual no aprendizado

By 4 de julho de 2018Blog, Realidade Virtual

Nos últimos anos, a realidade virtual deixou de ser uma ideia de ficção científica e passou a estar cada vez mais próximo do dia-a-dia das pessoas. Com aplicações que vão de games a equipamentos médicos e industriais, a realidade virtual atende uma série de segmentos, e entre eles, o setor de educação se destaca como um dos grandes beneficiados.

Com a realidade virtual, a ideia de criar aprendizado baseado no mundo real ocorre com uma naturalidade muito grande: o aluno é virtualmente colocado ‘dentro’ da situação em que deve ser treinado. Esse realismo é incomparável com outros formatos, sendo capaz de causar verdadeiro impacto e profundas impressões no aluno quanto às relações de espaço e postura dentro do ambiente ao qual ele está sendo preparado.

Além disso, a realidade virtual possibilita que o aluno tenha interatividade com o mundo virtual e manipule decisões em um ambiente 360 graus. Isso multiplica as possibilidades de desenvolvimento de competências complexas, pois adiciona a localização espacial nos desafios, livrando o aluno de interfaces mais limitadoras como páginas, slides, telas etc. A interatividade também permite que ele veja os resultados de sua escolha em tempo real como se estivesse inserido nele, e pode perceber as consequências positivas ou negativas do lado de dentro da situação.

Isso nos leva a capacidade de imersão: um boa realidade virtual combina não apenas o sentido visual, mas também o auditivo e a orientação corporal do aluno. Essa experiência multisensorial acelera o aprendizado e gera grande impacto em curto espaço de tempo. A sensação de imersão também privilegia o foco do aluno: durante a sessão de uso não há interrupção (a não ser que ele ativamente desista da atividade). Diferente de outras mídias, a realidade virtual permite que o aluno esteja separado das distrações e notificações do dia-a-dia, oferecendo um ambiente virtual 100% focado para o aprendizado.

O aprendizado digital de qualidade sempre buscou criar experiências aplicáveis no mundo. E por isso a realidade virtual, com as capacidades que apresentamos, é uma inspiradora nova mídia para o segmento de formação e treinamento. Com metodologia adequada e boa gestão, hoje em dia já é possível implementar projetos que seriam impensáveis a dois anos atrás. Se desejar saber mais, aqui na DOCTA estamos prontos para apoiá-lo na sua próxima iniciativa.

Eduardo Leopold

About Eduardo Leopold

Co-fundador da DOCTA e especialista em aprendizado digital. Desde 2006, ajuda empresas a desbloquear o potencial de seus colaboradores por meio da educação e tecnologia.