A realidade aumentada e suas oportunidades para aprendizado

By 4 de julho de 2018 Blog, Realidade Virtual

A realidade aumentada é muitas vezes mencionada em conjunto com a realidade virtual, porém ela possui características bastante diferentes. Enquanto a realidade virtual coloca o aluno em outro mundo, a realidade aumentada permite misturar o mundo virtual com o mundo real, abrindo uma nova dimensão na maneira de interagir com os objetos ou executamos tarefas. Essa mesclagem virtual/real pode ocorrer por meio de uma tela de celular ou de um óculos.

A sobreposição de informações em tempo real permite que o aluno receba a orientações precisas e contextualizadas. Ao apontar a tela para determinada peça em uma linha de produção, por exemplo, ele será imediatamente informado quais os tipos de encaixe são compatíveis com ela e quais parafusos deverão ser solicitados. Com isso, a distância entre o aprendizado e a aplicação é incrivelmente encurtado.

Além disso, a realidade aumentada pode exibir elementos em 3D sobre o mundo real. É possível dar vida a um desenho em papel, fazendo ele ser projetado em uma versão animada e em 3D simulando como se estivesse ‘suspenso’ no ar’. Com isso, os alunos podem explorar de forma mais vívida o que antes era apenas visível em duas dimensões. Mas o uso de 3D vai muito além, afinal, ele permite, por exemplo, revelar onde uma peça deve ser encaixada e sua posição exata. Isso pode acelerar o aprendizado, reduzir riscos e facilitar e muito a montagem de equipamentos complexos.

A realidade aumentada também possibilita identificar pontos geograficamente distribuídos. Com isso, pode servir como guia para auditorias e roteiros de visitas. Cada ponto pode ser associado com informações próprias ou com um checklist de atividades e, com isso, associar atividades à presença física do aluno.

Como podemos constatar, a realidade aumentada mistura aprendizado com aplicação prática. E isso é uma grande vantagem. Como vimos, com ela, o espaço entre o aprendizado e a aplicação é drasticamente diminuído e isso é só o começo. Se desejar saber mais, aqui na DOCTA estamos prontos para apoiá-lo na sua próxima iniciativa.

Eduardo Leopold

About Eduardo Leopold

Co-fundador da DOCTA e especialista em aprendizado digital. Desde 2006, ajuda empresas a desbloquear o potencial de seus colaboradores por meio da educação e tecnologia.