CCAF: o fundamento de qualquer treinamento online eficaz

Ao treinar colaboradores, não basta simplemente oferecer qualquer tipo de conteúdo. O aprendizado é uma atividade complexa que vai muito além de simplesmente decorar algumas regras e ser aprovado em um teste.

No aprendizado online, deve-se ter um cuidado ainda maior na escolha de como os recursos serão oferecidos, uma vez que não há um professor presente, como no ensino presencial.

Assim, é essencial que, independente da tecnologia utilizada, o treinamento oferecido contemple alguns elementos fundamentais para que os objetivos de aprendizado sejam alcançados.

“O uso dos elementos CCAF é o que diferencia uma aula de um mero conteúdo informativo.”

O modelo CCAF, criado por Michael Allen, estabelece um modelo simples e válido para qualquer tecnologia. Ele prevê que os eventos de aprendizado são compostos por quatro elementos: Contexto (Context), Desafio (Challenge), Atividade (Activity) e Devolutiva (Feedback). Entenda melhor como funciona:

Contexto

O contexto pode ser considerado a base do seu treinamento. Ele determina o que deve ser aprendido, como deve ter aplicado, quando deve ser usado e o que o aluno precisa saber para realizar a atividade. Note que é uma combinação entre o conteúdo e sua aplicação.

Desafio

O desafio é um dos elementos menos utilizados pelo aprendizado digital e um dos mais relevantes para engajamento do aluno. Quando somos desafiados,  ficamos mais envolvidos e alertas ao conteúdo, pensando em como ele irá ajudar a resolver os problemas apresentados.

Atividade

A atividade é o momento em que o aluno interage com o aprendizado. Isso vai além de meramente clicar para navegar. O termo se refere a atividades que o façam pensar, ligadas ao contexto e aos desafios propostos.

Devolutiva

A devolutiva ou feedback é o último elemento do ciclo CCAF e que recebe pouca atenção nos treinamentos em geral. Se o feedback for pobre ou não existir os alunos pode chegar a conclusões imprecisas e falhas sobre o que aprenderam.

O uso dos elementos CCAF é o que diferencia uma aula de um material didático. Treinamentos em que falta um ou mais elementos perdem muito de sua efetividade, mesmo que sejam tecnologicamente sofisticados.

Ter esse método em menter ajudará você a oferecer treinamentos bem sucedidos não importa a ferramenta utilizada, fazendo bom uso dos recursos investidos e acelerando a assimilação do conteúdo para o seu público alvo.

[useful_banner_manager banners=2,3 count=1]
Eduardo Leopold

About Eduardo Leopold

Co-fundador da DOCTA e especialista em aprendizado digital. Desde 2006, ajuda empresas a desbloquear o potencial de seus colaboradores por meio da educação e tecnologia.