Como o e-learning pode fortalecer seu treinamento presencial

Quando o mercado de aprendizado online começou a se popularizar no Brasil, era comum encontrar resistência em empresas e colaboradores que não viam com bons olhos a possibilidade de aprender sem estar em uma sala de aula.

Os anos se passaram e tanto as empresas como os aluno tem maior aceitação quanto às metodologias de ensino a distância. Mesmo assim, ainda existem alguns que veem o e-learning como uma alternativa que desvaloriza o ensino presencial. O fato é que uma metodologia não substitui a outra completamente e ambas são úteis.

Confira a seguir como o e-learning, ao invés de reduzir o treinamento presencial, torna ele o ponto alto da sua estratégia:

Sala de aula como horário nobre do treinamento:

Utilize os encontros presenciais para palestras, entrevistas e bate papo com especialistas na área, dando a oportunidade dos alunos de interagirem com outros profissionais.

Sala de aula como momento colaborativo:

Ofereça o material teórico online e reserve o tempo de sala de aula para criar atividades ricas como games e dinâmicas de grupo que colocam em prática o conteúdo teórico. Com melhor uso do tempo pode-se investir em atividades mais ricas e elaboradas.

Sala de aula como o ‘QG’ do treinamento:

Que tal usar a sala de aula mais ou menos como um desafio de um reality show? Utilize os encontros presenciais para prover briefing para atividades que serão desenvolvidas remotamente e faça os alunos retornarem para receber feedback após elas terem sido completadas.

Estas são apenas algumas ideias que exemplificam como o e-learning pode fortalecer o treinamento presencial ao invés de substituí-lo. O que as três ideias citadas acima tem em comum é: valorizar o tempo em sala de aula, ou seja uma estratégia que visa reduzir custos logísticos e aumentar a disponibilidade do aprendizado em outras plataformas.

Em um mundo cada vez mais diversificado e multiplataforma, qualquer empresa que desejar superar com habilidade os desafios que surgirão farão bem em levar em conta estratégias igualmente diversificadas.

[useful_banner_manager banners=2,3 count=1]
Eduardo Leopold

About Eduardo Leopold

Co-fundador da DOCTA e especialista em aprendizado digital. Desde 2006, ajuda empresas a desbloquear o potencial de seus colaboradores por meio da educação e tecnologia.