
O objetivo do treinamento tem um impacto muito grande em como ele será apresentado ao aluno e, portanto, está diretamente relacionado ao sucesso da iniciativa. Ele tem um papel duplo: auxiliar tanto o aluno como a equipe de desenvolvimento a entender como a necessidade de desempenho será preenchida.
Tendo em mente que os treinamentos organizacionais ocorrem dentro de estratégias maiores, para escrever os objetivos de treinamento nós recomendamos utilizar a metodologia SMART, pois é bastante utilizada em planejamentos em áreas gerenciais e técnicas.
“Utilizando SMART, é mais fácil alinhar o objetivo de um treinamento à estratégia da empresa.”
Ela é um acrônimo para Específico (Specific), Mensurável (Mensurable), Alcançável (Attainable), Relevant (Relevante) e ‘Em Tempo’ (Timely). Confira o que cada elemento representa e a forma como pensá-los:
(S) Específico
Um objetivo deve ter foco e ser facilmente explicado. Caso contrário, prejudicará o entendimento de outros e pode gerar desalinhamentos de expectativas.
Como fazer: Se o seu objetivo estiver muito genérico, experimente quebrá-lo em objetivos menores e mais claros.
(M) Mensurável
Como você irá medir se um objetivo foi ou não alcançado? Sem um indicador claro que determine o sucesso ou insucesso, pode ser difícil detalhar atividades de avaliação.
Como fazer: Defina um ou mais indicadores que poderão ser atestados ao final da experiência de aprendizado.
(A) Alcançável
O objetivo deve ser viável de ser alcançado dentro dos limites possíveis. Objetivos inalcançáveis geram frustração e desistência.
Como fazer: procure calibrar objetivos desafiadores com bom senso, levando em conta o perfil do aluno, sua disponibilidade e envolvimento no conteúdo a ser aprendido.
(R) Relevante
Um objetivo relevante é aquele no qual o aluno identifica imediatamente a sua aplicabilidade. Isso é de extrema importância em tempos nos quais a atenção de cada um é disputada por inúmeras interferências digitais.
Como fazer: Novamente, entenda por que aquele aprendizado é importante para o aluno. O que ele poderá fazer com isso?
(T) Em Tempo
Quando o objetivo será concretizado? Dê ao aluno uma expectativa de quando ele terá sua lacuna de desenvolvimento preenchida.
Como fazer: Em se tratando de iniciativas de aprendizado, o objetivo pode ser alcançado ao final de um curso ou ao final do programa como um todo. O importante é fornecer uma base temporal para o aluno se situar quanto ao prazo de retorno do tempo e esforço exigidos.
O fato da metodologia SMART ser amplamente conhecida para o planejamento organizacional torna ela uma ferramenta alinhada a outras áreas da empresa. Isso significa que é mais fácil justificar o objetivo de um treinamento e alinhá-lo à estratégia da empresa, pois compartilha dos mesmos elementos estruturantes.
Adicionalmente, ela traz um componente prático que amarra o projeto dentro das prioridades do mundo real. O resultado será a construção de programas de treinamentos relevantes e viáveis.
[useful_banner_manager banners=2,3 count=1]