Conheça as etapas de um projeto de aprendizado online

projeto de aprendizado digital

Um projeto de aprendizado digital é dividido em diferentes etapas de trabalho. Cada etapa possui os dados de entrada, as tarefas a serem realizadas e recursos de saída, ou seja, o serviço resultante da etapa completada. Dependendo da etapa, são atribuídos diferentes papéis e responsabilidades aos membros do time, e utilizadas diferentes técnicas e ferramentas

O ADDIE é o modelo mais popular e mais antigo de desenvolvimento de projetos de aprendizado digital. Ele foi criado pela Universidade Estadual da Flórida em meados de 1975 para o exército americano desenvolver treinamentos para  soldados. De lá para cá recebeu muitas adaptações até chegar ao formato praticado pelo mercado.

A sigla se refere a cinco fases ou etapas para o desenvolvimento do projeto:

  • Análise (Analysis)
  • Design ou Projeto (Design)
  • Desenvolvimento (Development)
  • Implantação (Implementaton)
  • Avaliação (Evaluation)

O modelo ADDIE propõe que cada etapa possua suas próprias atividades. Essas atividades geram entregas que serão utilizadas pela etapa seguinte e assim por diante. Portanto, o projeto é composto por uma série de atividades encadeadas, de complexidade variada e que gradualmente fazem o projeto sair do papel e ganhar forma até estar plenamente disponibilizado ao aluno.

“OADDIE é simples em sua essência. Seu formato em etapas pode ser entendido facilmente por todos da equipe.”

Na etapa de Análise, concentram-se as atividades para o entendimento do conteúdo e dos objetivos do treinamento. Essas informações serão utilizadas na etapa de Design, para que o designer instrucional crie o storyboard do treinamento, prevendo as atividades, interações, avaliações e assim por diante, como um direcionador à equipe que irá desenvolver o material em si na etapa de Desenvolvimento. Nela, são alocados os profissionais em diferentes atribuições que vão do projeto gráfico à programação. Essa é uma etapa que pode se tornar complexa, pois envolve sub-tarefas e especificidades dependendo da necessidade de cada projeto.

Com o projeto pronto, ele é submetido à etapa de Implementação, que envolve publicá-lo em seu ambiente final: uma plataforma LMS, um site, um aplicativo, ou mesmo em um pendrive, para exibição em projetor ou lousa interativa entre outras possibiidades. Em virtude da variedade de ambientes, a fase de implementação é de fato uma etapa separada do desenvolvimento, muitas vezes exigindo a colaboração com áreas externas da área/cliente a quem o serviço está sendo desenvolvido.

A etapa de Avaliação se refere à coleta dos resultados obtidos com o projeto. Pode envolver tanto o impacto no desempenho do aluno como nas lições aprendidas pela equipe de desenvolvimento. Em muitos casos é um bom momento para retroalimentar o processo e planejar desdobramentos decorrentes do primeiro projeto.

Vantagens do modelo ADDIE

  • O ADDIE oferece alto grau de organização das etapas e tarefas, o que permite o fácil monitoramento da evolução das atividades. É ótimo para definir papéis e responsabilidades.
  • Além disso, privilegia a execução bem planejada. Nesse ponto, é uma vantagem para o designer instrucional, que tem etapas dedicadas à análise e preparação do material.
  • Por fim, o ADDIE é simples em sua essência. Seu formato em etapas pode ser entendido facilmente por todos da equipe.

O modelo ADDIE é extremamente popular no Brasil. Dificilmente você encontrará no mercado uma empresa de aprendizado digital que não utilize pelo menos uma adaptação do ADDIE em sua dinâmica de trabalho. Portanto, podemos entrendê-lo como um ponto de partida para aplicações mais flexíveis.

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Eduardo Leopold

About Eduardo Leopold

Co-fundador da DOCTA e especialista em aprendizado digital. Desde 2006, ajuda empresas a desbloquear o potencial de seus colaboradores por meio da educação e tecnologia.