Por que renovar treinamentos online já existentes?

Pode ser que na sua empresa existam treinamentos online desenvolvidos há algum tempo. Eles atendem de maneira mediana a demanda de capacitação, mas deixam a desejar em alguns aspectos. Mesmo assim, você reflete se valeria a pena fazer algumas melhorias, mas não sabe exatamente por onde começar.

A seguir, alistamos alguns motivos pelos quais você deve considerar a renovação de treinamentos online que já estejam disponíveis em sua plataforma há algum tempo.

A tecnologia muda

Nos últimos anos, os dispositivos móveis passaram a incorporar os meios com que os colaboradores se comunicam com os canais da empresa. Treinamentos desenvolvidos no passado não levavam em conta o uso em telas pequenas ou com acesso 3G limitado. Há além disso, o fato de cursos desenvolvidos com a tecnologia Flash não serem nativamente compatíveis com dispositivos móveis.

Conclusão: ao renovar seu treinamento, você está, na verdade, ampliando a sua possibilidade de acesso o que em última análise, colabora para trazer o retorno sobre o investimento feito. Comece por considerar as tecnologias mobile.

O comportamento do público muda

 Com a chegada de novos colaboradores e as transformações do mercado, muda-se também a forma como o treinamento é visto e seu papel no atingimento de objetivos. Treinamentos puramente informativos podem ser úteis para alguns casos, mas não para atender uma equipe que procura ferramentas para melhorar a sua performance, por exemplo.

Conclusão: treinamentos antigos ‘falam’ a um público e a um cenário diferente do atual. Em tempos de mudanças constantes, esse desalinhamento pode provocar erros fatais na cultura organizacional. Treinamento informativos não contribuem tanto para reforço de um novo comportamento, portanto são pouco úteis e eficazes. Comece mudando o foco de informativo para apoio ao desempenho.

O conteúdo muda

Talvez a conclusão mais óbvia do porquê atualizar seu treinamento já existente é: as informações podem precisar ser atualizadas. Quanto mais prático for seu treinamento, mais importante é mantê-lo condizente com as práticas atuais. No caso de cursos de compliance isso pode ser ainda mais crítico, uma vez que o conteúdo não raro diz respeito a regulamentações e procedimentos com repercussões legais de amplo impacto para a organização.

Conclusão: não se contente com um conteúdo que está ‘mais ou menos atualizado’. O preço a se pagar pode ser alto. Por outro lado cursos com alta atualização precisam de soluções de fácil e custo baixo de atualizações.

Invista agora para economizar adiante

Treinamentos que não estejam alinhados com os itens acima deixam de ser úteis e podem até passar a ser focos de ruídos na organização. Em contrapartida, quanto mais alinhado for o treinamento, mais rápido e efetivo será a formação de times de alta performance.

Assim, além de tudo já mencionado, para finalizar, cabe destacar: investir na atualização de treinamentos representa uma fração dos custos da criação de um produto do zero. É um baixo custo comparado com os impactos positivos e negativos que podem resultar da sua adoção ou não.

[useful_banner_manager banners=2,3 count=1]
Eduardo Leopold

About Eduardo Leopold

Co-fundador da DOCTA e especialista em aprendizado digital. Desde 2006, ajuda empresas a desbloquear o potencial de seus colaboradores por meio da educação e tecnologia.